Quando falamos de escritórios pensamos em lugares de trabalho e espaços com muita luz natural e bastante luz branca. Pois são locais de trabalho e precisam de estar bem iluminados, e a iluminação para escritório é uma questão importante para evitar a fadiga do trabalhador e a saúde ocular. Agora a questão que se põe é: Será melhor ter luzes difusas ou luzes dirigidas no seu local de trabalho? Vamos descobrir!
Boa parte das pessoas passa cerca de dois terços dos seus dias em ambientes voltados para a vida profissional. Dados do Eurostat apontam para a subida do tempo que a população europeia passará a trabalhar. Portugal em 7º na lista com mais anos a trabalhar. Os dados do Eurostat apontam para o aumento da duração esperada da vida de trabalho na União Europeia. Em relação a 2018, os dados relativos ao ano passado mostram que a população acima dos 15 anos poderá passar mais 0,2 anos a trabalhar, resultando numa vida laboral com uma duração expetável de 35,9 anos. Ou seja, já que se passa tanto tempo a trabalhar, pelo menos que seja em espaços confortaveís.
Por isso há a necessidade de ter cuidados para tornar estes ambientes mais funcionais e com uma boa iluminação.
Garantir a luminosidade correta em locais de trabalho, além de conferir maior conforto aos colaboradores, também agrega o importante bónus de crescimento em produtividade e qualidade dos serviços ali desempenhados.
Vamos então explorar os tipos de iluminação para escritório existentes, assim como conhecer de perto dicas que deixaram o seu escritório mais luminoso.
Escritórios mais funcionais
Também conhecidos como a nossa segunda casa, pelo tempo que vivenciamos neles, os escritórios fazem parte das rotinas profissionais, muitos até, construídos no interior das residências o chamado home office!
E foi graças à importância destes ambientes que houve um investimentos em equipamentos como apliques de parede próprios, candeeiros de tecto e outros itens do género, são considerados os maiores aliados de um escritório. Pois, encontrar a luz ideal para tornar o seu trabalho mais produtivo não é de todo tarefa fácil.
Iluminação difusas ou dirigidas?
Uma das primeiras questões que vêm à mente dos consumidores é saber se o ambientes de trabalho está intimamente ligado à funcionalidade dos tipos de luz que utilizamos nesses locais.
Seguramente já se perguntou e criou algumas hipóteses se a luminosidade do ambiente influencia no tempo de qualidade empregado ali. A resposta parece simples, mas essas são questões que norteiam a importância do papel da iluminação na nossa vida.
Se afinal, um dos seus maiores objetivos é aumentar a luminosidade de espaços amplos, de forma a trazer claridade e luz uniforme, as opções difusas são as mais indicadas.
Entretanto, se a ideia é criar focos em locais específicos e aumentar sobre áreas determinadas o fluxo de estímulos visuais, apostar em luzes dirigidas trará sucesso para as suas escolhas.
Garanta uma distribuição mais harmoniosa
Se a sua intenção é compor ambientes com iluminação mais harmoniosa, é importante ter olho para os equipamentos escolhidos e sabe-los distribuir bem ao longo do espaço. Um maior cuidado para a disposição dos candeeiros de teto é necessário, por exemplo, para que o conforto necessário esteja garantido no desempenho de seus ofícios.
Atente igualmente para que os ângulos utilizados na iluminação não ultrapassem 30 graus sobre os olhos de quem está a usar, para não ofuscar a visão. Outro cuidado importante é não colocar a luz apontada diretamente para o rosto de alguém.
E lembre-se , evitar a sobrecarga de estímulos visuais variáveis dentro do ambiente de trabalho, priorizando as fontes de luz mais permanentes, que trazem naturalmente maior conforto aos olhos e as percepções visuais.
Ao final deste blog podemos dizer sem medo que existe uma relação entre uma boa iluminação para escritórios e uma maior produtividade, não é verdade?
Com olhos atentos às funcionalidade dos tipos de luz, podemos, de maneira mais fluida, optar por equipamentos que prezam por objetivos específicos ou mesmo pelos que compõem uma ornamentação saudável dos espaços.