Mais do que escolher lustres bonitos para as áreas sociais, um bom projeto de iluminação prevê a eficiência energética das luzes, além de garantir conforto visual dentro de casa.
E por isso deixamos aqui algumas dicas para criar uma boa iluminação na sua sala de estar.
1. Use LED
As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de iluminação. Tanto que o mercado, hoje, já opera quase que inteiramente em LED. Uma das principais características do LED é a economia de energia (ele gasta muito menos quando comparado a lâmpadas fluorescentes e incandescentes). A longa vida útil e o facto do LED não dissipar calor fizeram com que esta tecnologia virasse a estrela do setor.
Nos últimos anos os fabricantes começaram a produzir lâmpadas LED nas mais variadas tonalidades, o que amplia a utilização nas arquiteturas de interiores.
2. Prefira tons quentes
O tom branco é usado para espaços comerciais, casas de banho, balneários ou cozinhas e lavanderias, por exemplo. Mas nas salas, o ideal é que sejam usados tons mais amarelados para proporcionar um clima intimista, de conforto visual e aconchego.
3. Invista em iluminação indireta
Na sala de estar, quanto menos luminosidade melhor. Uma composição adequada para luz indireta são as dispostas atrás de painéis. Há a possibilidade, ainda, de usar apliques de parede.
4. Smart Home
Na sala de estar é possível criar diferentes cenários de iluminação se, usar lâmpadas ou candeeiros Smart Home, pois permite regular a intensidade da luz e até as cores.
5. Crie um cantinho de leitura
É possível usar candeeiros de teto para criar pontos de iluminação indireta em cantos de leitura. Há modelos que permitem direcionar a luz.
tem é de ver qual o tipo de iluminação se adapta ao projeto de arquitetura e ao seu gosto.
6. Ilumine os nichos
É possível chamar a atenção para uma estante na sala através de apliques de parede.
Tanto fitas de LED quanto perfis embutidos são capazes de destacar nichos e prateleiras, criando efeitos cénicos no ambiente.
Em suma, use pouca luz na sala e tente escolher sempre iluminação em cores quentes, faça pontos de luz para dar relevo a alguma zona em específica e não misture tonalidade. Se seguir estes conselhos vai ter uma sala bem iluminada.